segunda-feira, 3 de março de 2008

Sabes fazer um vulcão submarino?


Material:
taça grande e transparente
dois frascos pequenos
água, água quente e água com gelos
corante vermelho e azul
Movimentos de convexão

Já reparaste que quando nadas no mar, por vezes a água à superfície está quente mas a camada logo a seguir já está fria? É verdade que o Sol aquece a água, mas porque será que a água de cima não se mistura com a água do fundo?

Experimenta a fazer a seguinte experiência. Numa taça grande com água fria coloca com cuidado dois frascos pequenos, um cheio de água muito fria com corante azul e o outro cheio de água quente com corante vermelho. O que observas? Conseguiste fazer um vulcão submarino?

A água quente é mais leve do que a água fria e, por isso, sobe e flutua na água fria. Enquanto sobe vai arrefecendo acabando por se misturar com a água da taça. Toda a água fica avermelhada. A água azul do outro frasco, que estava muito mais fria, não se misturou com a água da taça. Ela é mais pesada do que a água da taça e por isso fica no fundo.

No mar, a água no fundo do mar é mais fria do que a água da superfície, que é aquecida pelo Sol. Assim, tal como o frasco com o corante azul, a água fria mantém-se no fundo ao passo que a água quente fica no cimo!

Sem comentários: