quarta-feira, 12 de março de 2014

Terra



Periodo de Rotação
24 horas


Periodo de translação
365 dias e 6 horas


Velocidade na órbita
29,8 km/s


Massa
5,9x1024 kg


Temp. à superfície
-88/58 °C (min/max)


Luas
1

O terceiro planeta do sistema solar é a nossa casa no universo. A Terra nasceu da poeira interestelar há 4 mil 500 milhões de anos. A distância a que está do Sol permite-lhe ser um planeta diferente dos outros: tem água em estado líquido e uma temperatura média de 15ºC, fatores que proporcionaram o aparecimento da vida!


Mais de 70 por cento da superfície é coberta por oceanos. Tem cinco continentes e uma atmosfera respirável que serve de escudo a quase todas as radiações e protege o planeta do bombardeamento de meteoros. Por dentro, a Terra divide-se em três camadas principais: o núcleo, com ferro e níquel em fusão a temperaturas de 5000ºC; o manto, onde encontramos magma que pode ser expelido por vulcões e, a crosta ou a crusta terrestre do globo.
A Terra demora 365,26 dias - um ano - para completar uma volta ao sol e 23,9345 horas - um dia- para fazer uma rotação sobre o seu eixo. Embora pareça redonda, a verdade é que é ligeiramente achatada nos polos. Possui um único satélite natural, quase do seu tamanho, a Lua.
Durante muito tempo, a Terra foi o centro do universo na visão Geocêntrica de Aristóteles e Ptolomeu. Séculos mais tarde, Copérnico pôs a terra a mover-se à volta do Sol e criou o Heliocentrismo. O novo modelo era uma heresia para a Igreja o que não impediu o matemático Galileu Galilei de defender a teoria e de pagar a audácia com a vida.
As imagens da Terra captadas por sondas espaciais mostram-nos um pequeno "ponto azul" como lhe chamava o astrónomo Carl Sagan. Até hoje, é o único planeta conhecido com condições para a existência de vida. Mas, olhando para a imensidão do universo, é difícil acreditar que estamos sozinhos. Ou estaremos?

Ficha Técnica: 
Título: Sistema Solar 
Autoria: RTP Ensina 
Ano: 2013 
Fonte: http://ensina.rtp.pt/artigo/o-sistema-solar/

Sem comentários: