terça-feira, 11 de março de 2014

Sol

  • Temp. Média à superfície

    5800ºC
Faz parte dos 10 000 milhões de estrelas da Via Láctea, muito provavelmente nem será a maior, mas aos nossos olhos, o Sol é um verdadeiro gigante dos céus. Fonte de luz e calor, esta bola de gás que se ilumina a si própria, é 109 vezes maior do que a Terra e encontra-se a 150 milhões de quilómetros de distância do planeta azul.
O Sol é constituído por hidrogénio, hélio e uma percentagem de gases mais pesados. Na superfície visível ou fotosfera, a temperatura do sol ronda os 5800ºC, as zonas escuras também conhecidas por manchas solares são mais frias, mas lá dentro é que o ambiente aquece até uns impensáveis 15 milhões de graus!
O núcleo funciona como um reator nuclear onde a fusão de hidrogénio em hélio, liberta a cada 5 segundos 5 milhões de toneladas de energia para o espaço interestelar mas só uma pequena fração chega à Terra. Nos períodos de maior atividade são lançadas o equivalente a milhões de bombas nucleares, verdadeiras tempestades que podem interferir com o funcionamento dos satélites e as comunicações no nosso planeta. Considerado o rei dos astros, o sol também tem a sua coroa (cromosfera) feita de línguas de fogo que podem atingir milhões de quilómetros, um espetáculo reservado para os dias de eclipses totais.
Como as outras estrelas, o sol movimenta-se também em dois sentidos: faz a rotação sobre si mesmo e a translação à volta do centro da galáxia. Há mais de 5 mil milhões de anos que o sol brilha, aquece, ilumina, mas o astro dos astros está a envelhecer e, um dia, daqui a muitos milhões de anos, será uma fria e pequena anã branca. Até lá vamos vê-lo a nascer nas manhãs dos nossos dias.

Ficha Técnica:

  • Título: Sistema Solar
  • Autoria: RTP Ensina
  • Ano: 2013
Fonte: http://ensina.rtp.pt/artigo/o-sistema-solar/

Sem comentários: