segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Estudo que associa transgénicos a tumores



A Food and Chemical Toxicology, publicação especializada nos efeitos da alimentação e medicamentos sobre seres humanos, publicou o estudo de um cientista francês e retirou-o devido à "pequenez da amostra" apresentada.
A publicação científica baseou a sua decisão pelo facto de o estudo ser inconclusivo face à amostra pouco representativa de ratinhos de laboratório utilizados na experiência. Estes ratinhos, de acordo com o estudo do francês Gilles-Eric Seralini, apresentaram tumores após a ingestão de milho transgénico e acabaram por morrer com lesões em diversos órgãos.
Vários grupos de cientistas já tinham contestado o estudo, logo aquando da sua publicação, em Novembro de 2012, não só por aquela razão, mas também pela eventual fraude na apresentação de dados. Cathie Martin, investigadora do centro John Innes (Reino Unido), disse à agência Reuters que "a linhagem de ratos utilizada é muito susceptível a tumores ao fim de 18 meses, com ou sem transgénicos". Houve falta de revisão de pares a este estudo, acrescentou, algo fundamental para comprovar dados científicos, seja qual for a área de estudos. Foi mais uma voz a juntar ao grupo de 700 cientistas que se insurgiram contra a publicação, ainda em 2012.
A própria Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar disse que o estudo de Seralini, da Universidade de Caen, em França, tinha sérios "defeitos de metodologia".
A revista, por sua vez, não encontrou "indícios ou intenções de fraude" na investigação, e acabou por retirar o estudo das suas páginas apenas um ano depois pelo facto de a amostra utilizada não ser representativa para chegar a quaisquer conclusões.

Sem comentários: