domingo, 11 de maio de 2008

Descarga na ribeira dos Milagres


Brigada da GNR esteve no local para analisar dimensão da descarga

O Serviço de Protecção da Natureza da GNR de Leiria foi ontem chamado para uma nova descarga de efluentes suinícolas na ribeira dos Milagres, cujo alerta foi dado por uma associação de ambiente local. Segundo apurou o DN, uma brigada do SEPNA da GNR de Leiria esteve durante toda a tarde no local a tentar a analisar a origem da descarga e a sua dimensão e reportá-la às autoridades ambientais.

Segundo José Carlos Faria, porta-voz da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, o alerta foi dado ontem durante a manhã às autoridades depois dos sinais existentes de uma descarga que ocorreu durante a madrugada. "Fui avisado por três rapazes que vinham da feira de Leiria, fui ao local logo ontem de manhã e estava tudo sujo, preto e a cheirar mal", explicou à Lusa o representante da associação ambientalista. De acordo com este dirigente, as descargas "têm sido frequentes" porque os empresários do sector utilizam a chuva para diluir os seus efluentes. "Basta haver ameaça de chuva, que os empresários aproveitam para descarregar", mas desta vez "acabou por não chover" e a "poluição estava mais visível".

A descarga de ontem foi mais um capítulo da história da ribeira, marcada por vários atentados ambientais atribuídos ao sector suinícola, que se debate com falta de locais onde fazer os despejos dos efluentes. Os problemas ambientais da ribeira levaram mesmo o Estado a atribuir apoios suplementares para uma empresa que irá criar e gerir um sistema de saneamento das explorações, para impedir os despejos nos cursos de água, situação que se tem acentuado nos últimos anos. Esta semana, foi apro- vada a localização em Amor da nova Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas, que a empresa gestora quer construir no âmbito do projecto global de recuperação da bacia hidrográfica do rio Lis.

O projecto deverá estar concluído dentro de dois anos mas, até lá, os efluentes terão de ser despejados em solos agrícolas ou, com descargas autorizadas, nos cursos de água.

Fonte: http://dn.sapo.pt/2008/05/11/cidades/descarga_ribeira_milagres.html

Sem comentários: