domingo, 2 de março de 2008

Parque Nacional Peneda - Gerês



Parque Nacional da Peneda-Gerês


Superficie: 69 693 ha

Relevo:
O Parque Nacional da Peneda-Gerês ocupa uma extensa área montanhosa de natureza essencialmente granítica que se estende do planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, compreendendo as Serras da Peneda, do Soajo, da Amarela e do Gerês. Montes rochosos e vales apertados, circos glaciares e moreias, alternam com largos trechos de paisagem humanizada em que se destacam povoações caracterizadas por um evidente equilíbrio arquitectónico.


Valor Natural:
A orientação do relevo, as variações de altitude e as influências atlântica, mediterrânica e continental conferiram a toda a área características botânicas particulares traduzidas na existência de uma flora diversificada, cujo símbolo é o lírio do Gerês (Iris boissieri) que constitui, aliás, um endemismo local. Relativamente à fauna, este parque apresenta uma grande variedade de espécies das quais se destacam o corço (Capreolus capreolus) e o garrano (Equus caballus).
Vestígios arqueológicos e históricos de grande interesse como os monumentos megalíticos, a geira romana, os castelos de Castro Laboreiro e de Lindoso, conferem a todo o parque um interesse acrescido.

Sem comentários: