domingo, 2 de março de 2008

Costa Vicentina - Área Protegida


Área de Paisagem Protegida do SW Alentejano e Costa Vicentina

Superfície: 60.624 ha de área terrestre 28.992 ha de área marítima

Relevo:
Trata-se de uma extensa zona costeira arenosa, de arribas alternadas com barrancos, praias, falésias, pequenas ilhas e rochedos, com linhas de água onde se incluem estuários, rios e ribeiros. O território da Área de Paisagem protegida pode ser subdividido em três grandes áreas:
- Planalto litoral - de constituição essencialmente arenosa, representa o território mais extenso e contínuo. Nele existem campos dunares.
- Serras litorais - Marginam a oriente o grande planalto.
- Barrocal - Inicia-se na costa de S. Vicente estendendo-se para leste, numa sucessão de pequenas colinas calcárias.

Valor natural:
A Área de Paisagem Protegida do SW Alentejano e Costa Vicentina abrange uma extensa faixa costeira virada para o oceano Atlântico. Deste modo, corresponde a uma zona de interface mar-terra, o que lhe imprime uma especificidade própria e uma variedade de habitats responsável pela sua riqueza florística e faunística.
Esta faixa rochosa foi sujeita a um processo de abrasão marinha, dando origem aos actuais excertos de costa alta e rochosa, acompanhado de fenómenos de deposição de materiais nas áreas de costa baixa, arenosa ou lodosa. O substrato geológico é basicamente arenoso ou areno-argiloso, em algumas zonas xistoso e calcário, exibindo interessantes séries estratigráficas expostas ao longo da costa pela erosão marinha, assim como afloramentos e formações que vão do Carbónico ao Quaternário.
Falésias marítimas, praias, dunas, matos litorais, charnecas e vales fluviais, são alguns dos habitats onde ocorrem plantas e animais, cuja sobrevivência a nível nacional e internacional está dependente desta Área Protegida.

Sem comentários: