quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os 10 benefícios de comer uma banana

A banana é considerada a “fruta dos desportistas”. Por exemplo, sabia que duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos? Isto deve-se ao facto de possuir três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose, todos eles combinados com fibra.
À parte disto, sabia que comer bananas ao longo da vida tem benefícios na sua saúde a longo prazo? Leia as próximas páginas e descubra tudo sobre esta fantástica fruta!

1. Ajuda na depressão
Um estudo recente refere que as pessoas que estão a sofrer de depressão sentem-se muito melhor depois de comer uma banana. É que esta fruta contém triptófano, uma proteína que o corpo transforma em serotonina que, por sua vez, ajuda a relaxar e a melhorar o humor.

2. Boa aliada no combate à anemia
Com alto teor em ferro, as bananas estimulam a produção da hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

3. Reduz a pressão arterial
É também rica em potássio, mas muito pobre em sódio, tornando-se perfeita para combater a pressão arterial e para reduzir o risco de um AVC.

4. Ajuda a "despertar" o cérebro
Lá está, novamente as vantagens de ser uma fruta rica em potássio. Se comer uma banana ao pequeno-almoço, ao almoço e ao lanche, pode ter um cérebro mais desperto no dia-a-dia.

5. "Acaba" com a prisão de ventre
~
Ao contrário do que se pensa, as bananas não provocam prisão de ventre, a não ser que esteja muito verde... ou demasiado madura. Ricas em fibras, as bananas ajudam a normalizar as funções intestinais, ou seja, pode ajudar no processo de não ter de recorrer a laxantes…

6. Cura a ressaca
Pode ser uma excelente ajuda depois de uma daquelas noites. Faça um batido de banana e adicione-lhe mel. O que acontece? Basicamente a banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e hidrata o sistema.

7. Alivia a azia
Sofre de azia? Então coma uma banana! É que esta fruta tem um efeito antiácido no organismo que o pode aliviar….

8. Combate as picadas de mosquitos
E se lhe dissermos que a banana funciona como uma excelente aliada no combate às picadas de mosquitos? Experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Verá excelentes resultados na redução do inchaço.

9. Melhora o controlo os nervos
Para controlar os nosso níveis de açúcar no sangue, há que ingerir alimentos ricos em carbohidratos a cada duas horas. E a solução é comer uma banana, uma fruta rica em vitamina B, e que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

10. Ajuda a controlar a temperatura física e emocional
Muitas culturas vêm as bananas como uma fruta que ajuda a diminuir a temperatura física e emocional de grávidas. A título de exemplo, na Tailândia, mulheres grávidas comem bananas para se certificarem que o seu bebé nasce com uma temperatura corporal adequada.

Fonte: http://querosaber.sapo.pt/ciencia/os-10-beneficios-de-comer-uma-banana?p=11

Sem comentários: