segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Descoberta possível cura para alergia a amendoins


Fotografia © DR
Uma equipa de médicos do Hospital de Addenbrooke, em Cambridge, treinou o sistema imunitário de crianças alérgicas a amendoins dando-lhes diariamente doses mínimas de proteína de amendoim. Seis meses depois, estas já conseguiam comer cinco amendoins
Os amendoins são a causa mais comum de reações alérgicas fatais a alimentos.
O estudo, cujos resultados foram publicados na revista Lancet, sugere que o sistema imunitário das crianças pode ser treinado para tolerar os amendois. Todos os dias, os 85 pacientes que participaram no estudo tinham que ingerir proteína de amendoim. Inicialmente, a dose era o equivalente a 1/70 de um amendoim.
A cada 15 dias, a dose era aumentada, com as crianças no hospital caso houvesse reação alérgica. O tratamento continuava em casa.
Segundo o estudo, 84% das crianças alérgicas aprenderam a tolerar os amendoins, sendo capazes de comer cinco amendoins passado seis meses.
"É um potencial tratamento e o próximo passo é torná-lo acessível a todos os pacientes, mas há custos elevados, em criar centros espacializados, treinar pessoal e produzir amendoins num elevado nível de qualidade", afirmou um dos investigadores, Andrew Clark, à BBC.
Apesar dos resultados positivos, os médicos alertam para o facto de ser perigoso tentar aplicar esta solução sem supervisão. Além disso, 60% das pessoas que são alérgicas a amendoins, são alérgicas a outras nozes também, pelo que têm sempre que manter cuidados redobrados em relação às etiquetas dos alimentos.
"O estudo foi uma grande experiência e aventura. Mudou a minha vida e diverti-me muito, mas ainda odeio amendoins", afirmou uma das crianças, Lena Barden, de 11 anos, citada pela BBC.

por Susana Salvador
Fonte:http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3659571&seccao=Sa%FAde&page=-1

Sem comentários: