quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Biologia sintética não traz riscos, diz comissão de bioética dos EUA

Relatório está a gerar polémica

A área nascente da biologia sintética, em que os cientistas criam novos organismos sintetizando e manipulando ADN, não coloca de momento grandes riscos, que exijam a imposição de nova regulação.
Quem o diz é a Comissão Presidencial para o Estudo de Temas de Bioética dos Estados Unidos, num relatório divulgado esta semana, que está já a gerar polémica — pois há quem não concorde com esta conclusão.
A comissão foi encarregue em Maio de estudar a questão por Barack Obama, após a publicação pela equipa coordenada pelo cientista Craig Venter, na Science, de um artigo em que dava conta de que se tinha começado a multiplicar em laboratório a bactéria que tinham criado, com uma receita de ADN que não existe na natureza.
A auto-regulação, pelo menos por ora, é suficiente, concluiu a comissão. Os peritos consideraram mesmo “imprudente” declarar uma moratória sobre a biologia sintética até se poder determinar se existem de facto riscos. Recomendam é “um sistema contínuo de vigilância prudente que monitorize de forma cuidadosa, identifique e mitigue riscos potenciais e reais” (ver http://www.bioethics.gov/).
Craig Venter louvou as conclusões, considerando-as “sábias e cuidadosas”, em declarações ao New York Times. “Vão garantir que esta área nova possa florescer de uma forma positiva.”
Mas as conclusões, emitidas quinta-feira, estão já sob fogo. Um grupo de 58 organizações — ambientais, religiosas e outros, entre os quais os Amigos da Terra ou o Centro Internacional para a Avaliação da Tecnologia — enviou uma carta de protesto à comissão.
Dizem que o relatório tem falhas graves porque não avaliou de forma adequada os riscos ambientais de os organismos sintéticos poderem entrar em contacto com a natureza (ver http:/www.etcgroup.org/en/node/5244) e insistem numa moratória, até serem melhor compreendidos os riscos que representam.

Clara Barata
http://www.publico.pt/Ciências/biologia-sintetica-nao-traz-riscos-diz-comissao-de-bioetica-dos-eua_1471496

Sem comentários: