quarta-feira, 5 de março de 2008

Em Marte também existem avalanches


Afinal, não é só no planeta terra que existem avalanches. Imagens de avalanches de pó e gelo foram captadas no polo norte de Marte pela sonda "Mars Reconnaissance Orbiter", de acordo com informação divulgada pelo Laboratório de Propulsão a Jacto (LPJ) da Nasa.

Um boletim do LPJ referiu que esta foi a primeira vez que a sonda captou este tipo de imagens. "É fabuloso ver algo tão dinâmico em Marte. Muito do que existe ali mantêm-se inalterado desde há milhões de anos", afirmou Ingrid Dauber, investigador da Universidade do Arizona (Estados Unidos), encarregue de coordenar as máquinas fotográficas da referida sonda.

O responsável destacou que a descoberta destas avalanches constituíram uma supressa e só foram captadas por se estar à procura de imagens sobre alterações climáticas (nas várias estações do ano) no planeta Marte.

"Estávamos à procura de mudanças na camada de dióxido de carbono sobre uma duna e descobrimos as avalanches" , sustentou Candice Hansen, investigadora do LPJ na Califórnia.

A imagem captada mostra detalhes, num tamanho de pouco mais de um metro, sobre uma faixa de solo de seis quilómetros de largura e 40 quilómetros de cumprimento.

De acordo com Patrick Russel, cientista da Universidade de Berna (Suíça), neste momento ainda não são conhecidas as origens das avalanches de Marte.

"Prevemos receber mais imagens daquele sítio durante a mudança de estações em Marte para assim ver se as avalanches ocorrem todo o tempo ou apenas nas primeiras etapas da Primavera marciana", explicou.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: